Guarda A Mexer está de volta com atividades presenciais ao ar livre!

23/07/2020

A iniciativa Guarda a Mexer surgiu em pleno período de confinamento devido à Pandemia por COVID 19. Com o fim do ano letivo e com a volta a esta “nova normalidade”, a iniciativa reinventou-se e está de volta durante os meses de verão. A ginástica os os treinos de força dão agora espaço a outras atividades desportivas feitas na sua maioria ao ar livre, por marcação e com participação limitada a cinco participantes. Entre 27 de julho e 10 de setembro, de segunda a sexta-feira (ver cartaz, em baixo), a Guarda A Mexer propõe: sessões de Marcha e Corrida; Aulas de natação; Aulas de BTT; Aulas de Mobilidade; Aulas de treino intervalado e Pilates.
As sessões são asseguradas pelos professores de desporto da autarquia da Guarda que monitorizaram as aulas em vídeo durante o período de confinamento. Os interessados deverão inscrever-se nas Piscinas Municipais da Guarda ou informar-se sobre as atividades através do número 271 200 740.

Modalidades: Marcha e Corrida; Aulas de natação; Aulas de BTT; Aulas de Mobilidade; e Aulas de treino intervalado e Pilates.

Marcha (Inscrição Gratuita)

Modelo de Intervenção:
Quatro percursos de Marcha
Cada sessão terá a duração de 60 minutos;
Cada sessão terá diferentes níveis: Iniciantes; Intermédio; Avançado.

Público-alvo – A iniciativa é dirigida a todos os cidadãos com idade compreendida entre os 12 e 60 anos inclusive. Com idade igual ou inferior a 15 anos, terão obrigatoriamente que ser acompanhados por um adulto responsável, inscrito nessa mesma sessão de treino;

Local – Parque Urbano do Rio Diz (semi-coberto) ou nas Piscinas Municipais
(Todas as sessões iniciam e terminam no mesmo local)

Natação – Adaptação ao Meio Aquático I e II (Inscrição:2,10€ por sessão)

Modelo de Intervenção: Aulas de natação com duração de 45 minutos/aula, até cinbco vezes por semana, para idades compreendidas entre os 12 anos e os 60 anos;

BTT (Inscrição Gratuita)

Modelo de Intervenção: Aula de 60 minutos, em que serão abordados fatores de desenvolvimento e melhoria da técnica de bicicleta, movimentos e posicionamento na bicicleta, princípios de manutenção e de mecânica; os alunos devem saber andar de bicicleta independentemente.

Material necessário – Obrigatório (bicicleta pronta a utilizar e capacete). Facultativo mas aconselhável (luvas, joelheiras, óculos, cotoveleiras);

Local – Campo do Zambito e Semi-coberto do Parque Urbano Rio Diz

Mobilidade (Inscrição Gratuita)

Sessões de treino privilegiando movimentos exclusivamente com o próprio peso corporal, com vista a melhorar a amplitude muscular associada às articulações, aumento da força e resistência do Core; Sessões de treino de 30 minutos;

Material necessário – Colchão e/ou toalha;

Local – Estádio Municipal da Guarda.

Treino Intervalado e Pilates (Inscrição: 2,10€ por sessão)

Treino Intervalado – Aula de 30 minutos, onde intercalamos períodos de esforço e períodos de recuperação;
Pilates – Aula de 45 minutos, onde o principal objetivo é o fortalecimento e flexibilidade do corpo como um todo.

Local  – Zona verde envolvente das Piscinas Municipais