Comemorações do 25 de Abril na Guarda; Sessão Solene terá transmissão online

19/04/2021

O Dia da Liberdade, 25 de Abril, vai ser celebrado na Guarda com uma homenagem às PME Líder’20 na Sessão Solene que assinalará a Revolução dos Cravos. Devido às restrições atuais do Estado de Emergência, a cerimónia vai ter um número de pessoas limitado e também por isso terá transmissão online, via FB do Município, a partir do Grande Auditório do Teatro Municipal da Guarda, às 11h00. A sessão contará com as intervenções da presidente da Assembleia Municipal, Cidália Valbom, do presidente da Câmara, Carlos Chaves Monteiro, e do Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira (em vídeo). Mas as comemorações começam antes, às 10h30, com o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho e a guarda de honra das três corporações de Bombeiros do Concelho.

Já no período da tarde, às 14h30, a Câmara irá inaugurar as obras de ampliação do Canil/Gatil Municipal, nos Galegos. Este Centro de Recolha Oficial do Canil vê assim dobrada a sua capacidade de acolhimento, passando a poder abrigar 60 cães e 30 gatos. O Canil passa a ter novas Salas de esterilização e recobro, uma área recreativa, um gatil individualizado, uma área para animais exóticos e ainda uma sala para apoio educativo. O projeto representa um investimento na ordem dos 200 mil euros. Depois de uma visita às instalações, seguir-se-á a inauguração de duas Colónias de Gatos – Projetos Piloto, no âmbito do programa Municipal CED – Captura, Esterilização e Devolução, na Urbanização das Covas e na Urbanização das Barreiras. Sendo depois apresentados os cuidadores dessas colónias.

As comemorações do Dia da Liberdade prosseguem durante a tarde, às 16h00, com a inauguração do Espaço Intergeracional – Criativamente na Rua da Trindade, no Bairro de São Vicente. Trata-se de um espaço dinâmico e direcionado para as necessidades da comunidade, em particular para os seniores. Estão previstas atividades de teatro, Estimulação psico-motora e cognitiva, Atividade Física, Música, Manualidades, entre muitas outras. O espaço irá funcionar com voluntários, técnicos do Município, parceiros da rede Social e do Conselho Municipal da Juventude.

O programa comemorativo encerra às 16h30 com a Inauguração do Quarteirão Sociocultural: Associações ao Largo, no Largo do Torreão. O projeto vem requalificar os panos de muralha que servem de parede de fundo das edificações na zona do Torreão e a qualificação e modernização dos edifícios públicos (Torre Velha). A ideia é localizar novas associações de âmbito cultural e social naquela área, que irão juntar-se às que já lá funcionam, trazendo ainda mais vida ao Centro Histórico da cidade mais alta. As associações Hereditas e Cineclube da Guarda, na área Cultural, e a Associação Portuguesa para a Dislexia na área social serão as novas “inquilinas” do Quarteirão. Esta obra, financiada pelo Programa Operacional Regional Centro 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento, corresponde a um investimento de mais de 500 mil euros.

10h30 • Paços do Concelho
Hastear da Bandeira
• Bombeiros Voluntários da Guarda
• Bombeiros Voluntários de Gonçalo