SalvaGuarda Rural: Município da Guarda reforça apoio às freguesias com mais de 1 milhão de euros

09/02/2021

Em 2021, o Município da Guarda reforça o apoio às 43 freguesias do concelho com mais 1 milhão e 290 mil euros. A proposta foi ontem aprovada em reunião do executivo municipal. O apoio será atribuído através de Acordos de Cooperação com cada uma das autarquias locais e a verba destina-se à execução de uma obra prioritária definida, em conjunto, com a Câmara da Guarda. Trata-se de um compromisso financeiro atribuído no âmbito do programa de ação local “SalvaGuarda Rural”, no domínio das infraestruturas e projetos de médio prazo para apoio as freguesias.

Com este reforço de cooperação com as freguesias do concelho, o município da Guarda investe um total de 2 milhões e 425 mil euros, no período do mandato autárquico entre 2017 e 2021. Além de outros investimentos em curso nas áreas do abastecimento de água e saneamento, vias e pavimentos. A verba agora concedida através das medidas do SalvaGuarda Rural vem trazer um acréscimo de 137 por cento à verba dos acordos de cooperação do quadriénio 2013/2017.

O Programa SalvaGuarda Rural assume um compromisso com o desenvolvimento sustentável do concelho, apostando de forma integrada nas suas potencialidades, entre o mundo rural e o urbano, procurando ouvir e responder às preocupações dos agentes locais. Este programa destina-se a estruturar, de forma muito pragmática e operacional, a política municipal nos domínios de maior impacto na vida das pessoas, operacionalizando as decisões.

Relembramos que o Município da Guarda lançou o programa de Medidas Extraordinárias SalvaGuarda em abril de 2020, para mitigação dos impactos sociais e económicos decorrentes da situação pandémica por Covid-19: para apoio às famílias, ao comércio local, às instituições e às empresas, no sentido de promover a proteção e manutenção dos postos de trabalho, e combater o impacto negativo na vida das famílias e instituições do concelho. Desde o seu lançamento, as medidas têm vindo ser renovadas ou alteradas consoante as circunstâncias da Pandemia.