GuardaFolia assinala-se online nas plataformas do Município da Guarda, no domingo

12/02/2021

As circunstâncias assim o ditaram, a Guardafolia, Carnaval guardense, genuinamente português, que tem no Domingo Gordo o seu auge de festejo com o Desfile e Julgamento do Galo, não vai sair à rua como habitualmente. Devido ao atual contexto Pandémico, a organização optou por assinalar a iniciativa online, de uma forma simbólica, através da plataforma TMG360º e das redes sociais do Município da Guarda.

Assim, no próximo domingo, dia 14 de fevereiro, para além de recordarmos edições anteriores das Tabernas do Entrudo, do Desfile das escolas, do teatro de revista ou da FunRun nas ruas da cidade, ao final da tarde haverá o lançamento de um “Medley do Desfile e Julgamento do Galo” onde se destacam as entrevistas de dois encenadores que já dirigiram artisticamente o Julgamento do Galo: José Rui Martins e Graeme Pulleyn. Nesse vídeo, para ver também: imagens de bastidores, com o making off dos carros alegóricos das freguesias e dos disfarces dos foliões.

Ainda em 2021, o Julgamento do Galo, com as devidas adaptações, poderá ser integrado num eventual programa de verão. O Município está a criar um espetáculo de rua assente neste costume que junta duas tradições seculares das aldeias do concelho da Guarda: a queima do entrudo e o jogo do galo.

Recordamos que o Desfile e Julgamento do Galo costuma atrair todos os anos milhares de pessoas à cidade mais alta. No desfile e espetáculo participam centenas de pessoas entre as freguesias do concelho da Guarda, músicos, atores e outros foliões. Tudo com sátira, humor, cor e divertimento à mistura. Online ou não, a GuardaFolia está viva e apenas aguarda que seja tempo de voltar à rua.

Carnaval é GuardaFolia!