Cuca Roseta e Lena d’Água destaques da Agenda TMG de novembro e dezembro

02/11/2020

O Teatro Municipal da Guarda (TMG) apresenta a nova programação para os meses de novembro e dezembro com destaque para o espetáculo Amália por Cuca Roseta no 821º aniversário da cidade mais alta a 27 de novembro e o espetáculo ‘Desalmadamente’ de Lena d’Água a 18 de dezembro. Tal como na agenda anterior, há um menor número de atividades devido às contingências da COVID-19 por forma a cumprir todo o protocolo de higiene e segurança para público, artistas e trabalhadores, com base nas regras da DGS e por isso mantém-se as regras de lotação de 50% das salas, bem como todas as regras de distanciamento, higienização, etiqueta respiratória e uso obrigatório de máscara.

No que toca a esta nova programação, para além dos destaques já referidos, de realçar ainda em novembro a continuação do Síntese – Ciclo de Música Contemporânea da Guarda com o projeto de percussão ILLUD de Nuno Aroso a 19 de novembro e com o quarteto Collective Levemusic a 28 de novembro e ainda o ‘Concerto Para uma Árvore’ e ‘7 Filmes Para um Mundo Novo’ do músico Fernando Mota para ver e ouvir a 18 de novembro no Pequeno Auditório. Ainda em novembro, no dia 13, a companhia Ballet Teatro apresenta o espetáculo ’10 – Paisagens, máquinas e animais’ com direção e coregrafia de Né Barros.

Ainda em novembro, em reposição da Agenda de abril, vai estar o concerto dos First Breath After Coma no Grande Auditório, dia 21 de Novembro e também, numa parceria com o CineClube da Guarda, a celebração do centenário do nascimento do realizador italiano Federico Fellini com a os filmes: Os inúteis a 24 de novembro; e A estrada, a 25 de novembro.

Já em dezembro, destaque para a estreia da nova produção do Teatro do Calafrio ‘O Asno de Ouro – Metamorfoses’ com encenação de Luciano Amarelo, numa co produção com o TMG, nos dias 10, 11 e 12. Em reposição estará a estreia do documentário de António Lopes sobre cinema nas aldeias, intitulado ‘Cinema em movimento’ a 15 de dezembro. Uma iniciativa assinala também as comemorações dos 15 anos do TMG que se celebram em 2020. Também em reposição da agenda de abril e no âmbito do aniversário do Teatro: a Apresentação do Livro dos 15 Anos do TMG à qual se segue um concerto com Rui Correia e Ricardo Torrão no dia 17 de dezembro.

De sublinhar ainda o programa Incentivart que continua, nesta agenda com a Residência Artística em escultura do artista plástico Daniel Gamelas, entre 9 e 25 de novembro e com exposição posterior no Foyer do Grande Auditório e ainda a oficina de Fotografia: ‘Analógica 15’ de Ana Couto e Miguel Silva a 14 de novembro no Famílias ao teatro e a exposição com o mesmo nome entre 17 de novembro e 22 de janeiro de 2021 no Café concerto do TMG; e com a residência artística e estreia da nova peça do Calafrio que já referimos. Recorde-se que o Projeto Incentivart é uma incubadora de projetos artísticos cujo objetivo é desafiar os artistas do concelho a desenvolver trabalhos nas mais variadas áreas artísticas como as artes plásticas, dança, música, teatro, literatura, fotografia.

Estes são apenas alguns dos destaques da Agenda. Toda a programação pode ser consultada aqui.